Libras: comunicação e direitos inclusivos
Resumo
Este trabalho põe em evidência a importância de reconhecer a capacidade de aprendizagem e o peculiar desenvolvimento do aluno surdo através do ensino significativo. Lança um breve olhar para a inclusão, os recursos citados na Lei 10.436/02, o intérprete de Libras e o bilinguismo. A ênfase recai sobre o direito de aprendizagem dos alunos surdos dentro das especificidades inerentes à comunidade de indivíduos não ouvintes. Sendo assim, para ampliar alguns saberes inclusivos, discutiu-se: como transpor as barreiras comunicativas, ainda existentes, entre os alunos surdos e os ouvintes? O proceder metodológico perpassou por leituras, consultas a sites relacionados ao tema e a práxis nos encontros inclusivos com ouvintes e não ouvintes. O objetivo foi entrelaçar às leituras com apresentações de aulas bem articuladas, efetivas e significativas através da utilização de desenhos e ilustrações. Alguns resultados foram perceptíveis por meio dos encontros entre os participantes ouvintes com uma convidada surda que conseguiram estabelecer uma comunicação efetiva e livre de truncamentos
Palavras-chave: Inclusão. Surdo. Comunicação. Direitos. Libras
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