Libras: comunicação e direitos inclusivos

Maria Carolina Moreira Braga, Júlia Xavier Fajardo, Jeane Yasmim Oliveira dos Santos Peres, Isabella Banni Félix de Oliveira, Ana Taliê Dutra Lauro, Sônia Cupertino de Jesus

Resumo


Este trabalho põe em evidência a importância de reconhecer a capacidade de aprendizagem e o peculiar desenvolvimento do aluno surdo através do ensino significativo. Lança um breve olhar para a inclusão, os recursos citados na Lei 10.436/02, o intérprete de Libras e o bilinguismo. A ênfase recai sobre o direito de aprendizagem dos alunos surdos dentro das especificidades inerentes à comunidade de indivíduos não ouvintes. Sendo assim, para ampliar alguns saberes inclusivos, discutiu-se: como transpor as barreiras comunicativas, ainda existentes, entre os alunos surdos e os ouvintes? O proceder metodológico perpassou por leituras, consultas a sites relacionados ao tema e a práxis nos encontros inclusivos com ouvintes e não ouvintes. O objetivo foi entrelaçar às leituras com apresentações de aulas bem articuladas, efetivas e significativas através da utilização de desenhos e ilustrações. Alguns resultados foram perceptíveis por meio dos encontros entre os participantes ouvintes com uma convidada surda que conseguiram estabelecer uma comunicação efetiva e livre de truncamentos

Palavras-chave: Inclusão. Surdo. Comunicação. Direitos. Libras


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