Quitandas

João Batista Villas Boas Simoncini, Pedro Ivo Dias Tanagino, Suellen Dias de Andrade, Adriana Silva de Oliveira, Sávio Abritta Carvalho Sousa

Resumo


Na atualidade, o termo quitandeira é utilizado para designar as mulheres que fazem e vendem quitandas artesanalmente. Essas quitandas, por sua vez, representam um ritual doméstico da tradição mineira, um verdadeiro banquete no período da tarde, o momento consagrado ao lanche, à merenda e ao café. (BONOMO, 2014). O objetivo desta pesquisa é entender as origens, a história e a evolução do conceito de quitandas, a importância desse comércio na história e seu desenvolvimento em Minas Gerais. A metodologia se valerá de pesquisas documentais (dados secundários), prospectados junto a diversas fontes públicas, privadas, de caráter nacional, regional e local. Como parte prática, serão apresentadas a seguir seis receitas elaboradas pelos autores.


Palavras-chave: Gastronomia. Minas Gerais. Panificação. Confeitaria. Quitanda


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).