Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: Estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19

Daniela Cristina Belchior Mota, Yury Vasconcellos da Silva, Thaís Aparecida Ferreira Costa, Magna Helena da Cunha Aguiar, Maria Eduarda de Melo Marques, Ricardo Manes Monaquezi

Resumo


Este estudo foi realizado por alunos do oitavo período de Psicologia, na disciplina de Práticas Investigativas II, durante o primeiro semestre do ano de dois mil e vinte. Devido ao cenário de pandemia, toda a pesquisa foi realizada de forma remota, sendo aplicado em alunos de dezesseis cursos do primeiro ao último período da graduação em todos os turnos, um questionário eletrônico, após aprovação do comitê de ética. O objetivo foi estimar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em estudantes universitários, analisando a correlação com o uso de internet e com a utilização de estratégias de enfrentamento ante ao isolamento social na pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com amostra não probabilística, constituída por 275 estudantes. A coleta de dados foi realizada online, por meio dos instrumentos Self Report Questionnaire-20, Escala de Uso Problemático de Internet e Inventário de Estratégias de Enfrentamento. A análise de dados foi descritiva e inferencial, sendo também realizada uma análise de regressão linear múltipla. A população pesquisada apresentou uma prevalência de TMC de 58,5%, que correlacionou-se positivamente com a frequência de uso de internet, e com a utilização de estratégias de enfrentamento evitativas, baseadas no confronto, orientadas para a busca de suporte social e aceitação de responsabilidade (p < 0,05). A presença de TMC e a utilização de estratégias de enfretamento baseadas no confronto foram as variáveis que melhor explicaram o uso problemático de internet (R2 = 0,33%; p < 0,00). A intensa sociabilidade digital deve ser levada em consideração nas ações de cuidado em saúde mental direcionadas aos universitários no contexto da COVID-19. O resultado dessa pesquisa foi submetido a uma revista de grande renome no campo de publicações científicas na área da saúde, sendo aprovado para publicação no edital do mês de junho de dois mil e vinte um, promovendo grande visibilidade de produção acadêmica para a instituição.

 

Palavras-chave Saúde mental. Internet. Enfrentamento. Estudantes. COVID-19.

 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).