Subjetividade neoliberal: apontamentos críticos para uma práxis emancipatória da psicologia

Daniela Cristina Belchior Mota, Conrado Pável de Oliveira, Amanda Venâncio Gonçalves, Bárbara Cristina de Paula Ferreira, Bruna Mraques da Costa, Giovanna Cesare Martins Console, Júlia Nogueira de Oliveira Freitas, Larissa Costa Braz, Laura Fernandes Martins, Luana Barbosa Silva, Milena Gonçalves Schroder Xavier, Natália Marotta Magalhães, Nicholas Emanuel Rodrigues Reis, Oetsia Vargas Smits, Paulo Campos Teixeira Martins, Taynara Maria Batista, Thamara Barbosa Teixeira Dias, Veronica Calderano Rezende, Vitória Barbosa Mancini

Resumo


A contemporaneidade é marcada pelo acirramento do neoliberalismo, o qual não se trata somente de um tipo de política econômica ou de uma continuação do liberalismo. O neoliberalismo pode ser compreendido como um amplo sistema normativo, que afeta o processo de subjetivação na atualidade, marcado por valores individualistas. Tomando por base o livro A Nova Razão do Mundo, de Dardot e Lawal, o objetivo deste trabalho foi fomentar reflexões sobre a influência do neoliberalismo na subjetividade, para que possamos questionar o mundo de maneira crítica e construir uma práxis baseada nos princípios ético-políticos de uma psicologia plural.

 

Palavras-chave: políticas públicas, subjetividade, neoliberalismo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).