Aproximações para o desenvolvimento de uma ferramenta digital de análise da paisagem - Mapeamento e Análise Preliminares de Vazios Urbanos na Cidade Alta, Juiz de Fora/MG

Leonardo Sanches, Aline Araújo Barbosa de Castro, Gabriel Rezende Neves

Resumo


A simulação urbana, uma das possíveis formas de suporte à compreensão de cidades, apesar de não exclusiva de ferramentas digitais, encontra nesta área, possibilidades diversas. No cenário tecnológico atual, estão cada vez mais presentes as ferramentas cartográficas digitais, tais ferramentas se mostram como importantes bases de dados para identificar transformações do espaço urbano. Neste contexto, a pesquisa procura explorar tais ferramentas para mapeamento e análise de vazios urbanos na Cidade Alta em Juiz de Fora/MG. Desenvolvida em duas fases, a pesquisa se inicia com a construção do quadro teórico, a partir de uma revisão de literatura voltada para a paisagem e vazios urbanos. Em um segundo momento, se desenvolve um mapeamento dos vazios da região, a partir da análise de imagens de satélite nos anos de 2005, 2015 e 2019, disponíveis na ferramenta Google Earth, buscando compreender as transformações no local longo do tempo. A partir do estudo, pode-se identificar indícios da variação de usos ao longo do período analisado, mudanças em função das transformações viárias, semelhança de novo usos nos vazios ocupados recentemente e os diferentes momentos de transformação ao longo do espaço urbano analisado.

 

Palavras-chave: Paisagem, Vazios Urbanos, Juiz de Fora/MG.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).