História e Patrimônio: o forno de barro e os biscoitos de São Tiago - MG: sabores, fazeres e saberes

João Batista Villas Boas Simoncini, Pedro Ivo Dias Tanagino, Thiago Brandão Caiafa, Leonardo Mendonça Fernandes, Ana Paula Almeida

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados do Projeto de Extensão do curso Tecnologia em Gastronomia (UniAcademia) realizado a partir do estudo de caso da fabricação de fornos de barro e produção de biscoitos artesanais no município de São Tiago - MG. Foi levantada a revisão de literatura sobre o tema investigado, a partir da qual foi formado o quadro teórico a partir da História Cultural, Patrimônio Cultural e Geografia Agrária, com objetivo de se encontrar os principais problemas de pesquisa, uma vez analisada a razão pela qual o forno de barro era elemento principal na tradição dos biscoitos de São Tiago. Em trabalho de campo, foi realizada pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de questionário semiestruturado em um grupo de cerca de 20 munícipes entrevistados. Surgiram algumas hipóteses em relação ao número de fábricas de produção dos biscoitos em São Tiago e região, o que poderia impactar negativamente na manutenção do ofício de forneira, na manutenção do forno de barro e no “saber fazer” que caracteriza um patrimônio cultural imaterial fundamental na formação social, econômica e histórica do povo são-tiaguense.

 

Palavras-chave: História. Memória. Patrimônio Cultural. Gastronomia Mineira.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).