Reiventar encontros: ações e invenções possíveis em um ano pandêmico

Oetsia Vargas Smits, Camila Ferreira Vieira de Rezende, Thamara Barbosa Teixeira Dias, Nayara dos Santos Tavares, Verônica Calderano Rezende, Marina Menezes Ferreira, Adriana Sperandio Ventura Pereira de Castro, Lara Brum de Calais

Resumo


O presente artigo teve como objetivo apresentar a Liga Acadêmica de Psicologia Social e Comunitária (LAÇO) enquanto Projeto de Extensão do Centro Universitário Academia, e o recorte de sua atuação em meio a pandemia da COVID-19 no ano de 2020. Ressalta-se a formação de Grupos de Trabalho (GT) e demais atividades realizadas em formato remoto, seus efeitos e o compromisso ético-político permeando cada estudo, pesquisa e ação realizadas, bem como o atravessamento teórico-metodológico em cada uma destas. Para tanto, em um primeiro momento, foi discutido o GT realizado no primeiro semestre de 2020, cuja temática se relaciona à pandemia, desigualdade e questões de raça. A seguir, foi discutido o segundo GT, realizado no segundo semestre de 2020, cujo tema se relaciona a descolonização das práticas psicológicas voltadas para as juventudes periféricas Por fim, foi apontada a realização do evento “Psicologia pra que(m): Reinventando encontros e tecendo caminhos possíveis” realizado no final do segundo semestre do ano, bem como os de efeitos de tais construções nas práticas da Laço, os desafios de se realizar tais práticas em um novo e desafiador formato para práticas que se propõem à coletivização das relações.

 

Palavras-chave: Psicologia Social e Comunitária. Liga Acadêmica. Extensão. Pandemia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).