Instagram e Gastronomia: Chefs como influenciadores digitais

Arthur do Nascimento Corrêa Veloso, Júlia Pessôa Varges

Resumo


Na atualidade, as redes sociais desempenham um papel central em nossas sociabilidades, exercendo um impacto inexorável na maneira como nos comunicamos, nos hábitos de consumo, no acesso à informação e diversas outras esferas que constituem nossa organização enquanto sociedade. Neste ínterim, o Instagram, criado em 2010, figura como um importante canal, modificando as relações sociais de tal forma a ponto de ser o principal polo para o surgimento de novos papeis sociais e econômicos, como o de influenciadores digitais. Neste trabalho, buscamos investigar a relação entre Instagram, Mídia e Gastronomia, analisando como chefs de cozinha de renome no contexto nacional podem ser compreendidos como influenciadores digitais. Como metodologia, selecionamos posts da chef Rita Lobo em suas mídias sociais em 2020 que podem ser analisados à luz de teorias da comunicação. Para isso, serão mobilizados conceitos da cibercultura, da teoria das redes sociais e obras que situem a gastronomia no campo da cultura e em sua relação com a mídia.

 

Palavras-chaves: Gastronomia. Instagram. Influenciadores. Mídia. Chefs.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).