A relevância dos processos de acondicionamento e armazenamento de pescados

Luiza Coury Bernardes, Ricardo Botelho Fernandes, Renata Souza de Freitas, Isaac de Oliveira Gonçalves, Filipe de Castro Honório, Maria Cristina Macedo Lombardi, Felipe de Castro Caffini, Cássio Roberto Silva Noronha

Resumo


Sabendo-se da importância dos pescados para a alimentação humana e seu alto valor nutritivo, realizou-se uma revisão bibliográfica evidenciando a diferenciação dos métodos de acondicionamento e armazenamento desde a captura até a chegada ao prato do consumidor final. Os meios mais utilizados são o uso do gelo, evisceração após a despesca, salga, defumação e a desidratação com ou sem o uso do sal. Estes métodos são eficientes para a conservação melhorando a qualidade dos pescados em todas as etapas da cadeia produtiva. Seguir as diretrizes da legislação vigente e as boas práticas de manipulação de alimentos, respeitando as suas especificações e técnicas, permitem assegurar a qualidade destes produtos.

Palavras-Chave: Segurança do alimento; Cadeia produtiva; Boas práticas de manipulação;

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).